quarta-feira, 31 de maio de 2017

ERASMUS+ KA1- Projeto «Speak English, Reach Success» - Malta


A sua participação permitiu a aquisição de métodos, técnicas no âmbito do ensino bilíngue, com o objetivo de divulgar e implementar o ensino bilíngue no Agrupamento de Escolas de Santo André.

Através da Metodologia de trabalho CLIL, permitiu-nos explorar e experimentar várias ferramentas online, das quais algumas já nossas conhecidas e utilizadas na nossa prática letiva em alguns anos anteriores, no caso das Webquest, wordle, Word Art, e outras novas das quais destacamos: CLILstore, Multimodal Tools, Multidict, Wordlink, learning apps etc. 

A formadora Valerie Zammit, promoveu sessões de trabalho muito interessantes de caráter essencialmente prático, com metodologias bastante atuais e inovadoras.
O balanço que fazemos é muito positivo. Foi uma semana de aprendizagem, de partilha de saberes e ideias inovadoras e de trabalho colaborativo entre os vários participantes. 

Do grupo de trabalho fizeram parte docentes provenientes de vários países europeus, nomeadamente: Espanha, Bélgica, Suíça, Itália, Polônia, Irlanda, Malta. 

O nosso Agrupamento foi representado por duas professoras, Maria João Vieira de matemática e Mariana Guerreiro de informática. No próximo ano letivo, irão implementar a metodologia CLIL em colaboração com a colega de Inglês no âmbito do projeto de programação para o 1º ciclo em várias turmas do ensino básico e/ou secundário, promovendo não só o desenvolvimento da comunicação numa segunda língua, mas também aplicando metodologias de ensino aprendizagem dinâmicas, estimulantes e promotoras de desenvolvimento educativo.

O local da formação decorreu na cidade de St Julian´s, na ilha de Malta. As docentes puderam visitar os locais mais emblemáticos, a capital Valletta é o coração comercial da ilha, uma cidade fortificada declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Mdina, a ilha de Gozo e Comino.


As docentes: Mariana Guerreiro(Informática) e Maria João Vieira (Matemática)




Sem comentários:

Enviar um comentário